O ser humano foi projetado para viver em sociedade, temos que nos relacionar com outras pessoas, seja dentro das nossas famílias, cônjuges, filhos, amigos e também dentro do ambiente de trabalho.
As relações humanas são motivo de estudos, inspiração para livros, musicas, filmes e etc. A carga mental assimilada com se envolver seja pessoal ou profissionalmente com um ser humano é algo para termos sempre atenção. Os nossos relacionamentos podem influenciar de maneira positiva e negativa nos âmbitos de nossas vidas.
O ambiente de trabalho por diversas vezes, já é um ambiente desafiador, são metas a serem cumpridas, cobranças e etc. Agora, vislumbre um cenário onde soma-se as dificuldades já encontradas no trabalho com os colegas “difíceis de lidar”?
Complicado não é mesmo? E quando essas dificuldades se tornam um atrito e comprometem um projeto importante da empresa a qual você trabalha? Ou te impede de alcançar a sonhada promoção?
Pois é, hoje falaremos do desenvolvimento da inteligência emocional no ambiente de trabalho, afinal diversas vezes julgamos nossos colegas e amigos antes mesmo de fazermos aquele check-up em nossa consciência.
Sabemos que o ambiente de trabalho por diversas vezes pode ser desafiador, emocionalmente falando. Afinal no cotidiano profissional, temos que lidar com pessoas com atitudes diferentes das nossas, valores diferentes, e isso se torna cansativo do ponto de vista emocional.
A inteligência emocional
A inteligência emocional pode ser definida como: a habilidade de reconhecer quando está com problemas emocionais, e quando os outros também estão com essas dificuldades.
No ambiente profissional, a inteligência emocional se torna importante para facilitar uma melhor convivência entre os colegas de trabalho. Para que assim, tudo funcione bem.
Impactos Negativos da inteligência emocional
A ausência desta habilidade pode impactar negativamente as nossas vidas, alguns destes impactos são:
- A falta de empatia, não querer/ conseguir entender as emoções do próximo;
- Não controle da raiva;
- Cultivo de hábitos nocivos;
- Não conseguir manter relacionamentos saudáveis;
- Procrastinar;
- Manter crenças limitantes.
Impactos positivos da inteligência emocional
O uso da inteligência emocional, pode contribuir significativamente para um melhor ambiente de trabalho, para isso devem estar presentes algumas características como:
- Presença da empatia, se colocar no lugar do outro, entender suas emoções e respeitar isso;
- Reconhecer as suas próprias emoções (positivas ou negativas);
- Lidar com as emoções de maneira saudável, buscando entender, e superar quando necessário.
- Se auto motivar, buscar manter – se motivado;
- Buscar interagir socialmente de maneira saudável
Dicas para buscar a inteligência emocional
Como vimos, a inteligência emocional é uma habilidade, uma competência que podemos buscar desenvolver com o decorrer do tempo.
O ambiente de trabalho pode ser hostil, mas com tempo e dedicação é possível mudar, algumas dicas são:
- Organizar um dia por semana ou mês para um feedback, onde poderão comentar o que não está sendo bacana para a convivência em comum da equipe;
- Espalhar plaquinhas pequenas com frases de motivação;
- Buscar se tratarem com empatia e respeito;
- Evitar fofocas;
- Quando houver problemas, buscarem a solução e não culpabilizar o outro, deixe isso para os gestores.
Essas foram algumas breves dicas para a convivência na empresa, um pouco de noção do que é a inteligência emocional e suas características.
Algumas dicas individuais:
- Se não conseguir lidar sozinho com as suas emoções, contate um profissional da área;
- A leitura é uma excelente ferramenta, tanto para entender mais sobre a inteligência emocional, quanto para lidar melhor com pessoas;
- Check up de consciência também é uma boa ajuda, já que não somos donos da razão, e também possuímos defeitos.
- Praticar hobbies pode contribuir para aliviar o estresse acumulado, ampliar horizontes, é possível até chamar algum colega de trabalho para ir junto para conviverem mais e se conhecer;
Bom, chegamos ao fim! Espero que tenha curtido este artigo, aproveite as dicas, busque mais leituras a respeito, e cuide-se.
Encerro aqui com uma frase de autoria de Emídio Brasileiro:
“A inteligência emocional consiste em pensar duas vezes antes de falar uma.”