Compliance: uma ferramenta importante para os negócios

Para você que esteja buscando conhecer mais a respeito do mundo corporativo, seja por curiosidade, busca pelo conhecimento, estudos, ou está pensando em abrir um negócio próprio, este artigo fará muito sentido para você.

O que é compliance

Variação do verbo inglês “to comply” – “estar de acordo”/ “estar em conformidade”, tem como definição um conjunto de políticas corporativas, ou leis estaduais e federais, normas e regras que orientam as atividades das empresas.

O compliance tem como objetivo garantir que a empresa e seus colaboradores sigam as leis, regulamentos e normas internas/ externas.

Um pouco de história

Historicamente falando tudo começou nos Estados Unidos da América, em 1970 o termo se destacou, coincidindo com a criação do Banco Central dos Estados Unidos. Assim, teve origem a Foreign Corrupt Practices Act (FCPA), a Lei Anticorrupção Transnacional. Com a lei Anticorrupção, firmada pelo governo dos EUA em 1977.

Esta lei tinha como objetivo impedir as empresas de se envolverem em casos de corrupção.

Até aqui, conseguimos verificar que o compliance é uma ferramenta anticorrupção, que pode ser usada tanto pela esfera pública, quanto pela esfera privada.

Como dito anteriormente, o compliance pode ser considerado uma ferramenta que auxilia as empresas (dos setores públicos / privados), a cumprirem com as suas obrigações legais, políticas e normas corporativas.

Para cumprir essas obrigações é importante plano de ação e também que seus regulamentos, diretrizes e políticas estejam esclarecidos.

Os tipos de compliance

Existem vários tipos de compliance, podendo ser eles:

  • Digital – tratamento de informações e dados numa empresa;
  • Jurídico – Consultoria legal/ jurídica que as empresas têm acesso;
  • Empresarial – políticas internas, regras e legislações da empresa;
  • Fiscal – quando a empresa lida com as obrigações fiscais brasileiras;
  •  Tributário –  práticas que evitam subsídios e benefícios incorretos perante a lei;
  • Ambiental – cumprimento de leis ligadas ao meio ambiente; buscar reduzir os impactos negativos na natureza.
  • Trabalhista: relação entre deveres e obrigações dos colaboradores da empresa.

Vantagens do compliance nos negócios

As vantagens de executar o compliance nas empresas:

  • Eficiência operacional – uma boa execução das políticas e normas das empresas, gera uma melhoria na eficiência dos processos internos, e na promoção de atendimentos melhores gerando assim satisfação dos clientes.
  • Competitividade – uma empresa que cumpre certinho suas obrigações, passa credibilidade para o mercado, afinal demonstram o interesse em buscar evolução para assim atender melhor ao público.
  • Entrada no mercado internacional: o compliance é considerado atualmente um pré-requisito para uma empresa poder entrar no mercado internacional.
  • Credibilidade – cumprir com os deveres do compliance, aumenta a credibilidade de uma empresa, esse cumprimento demonstra transparência, faz com que a fiscalização não seja algo assombroso.
  • Otimização da produtividade – todos sabemos que as empresas para se manter na conformidade, exigem uma quantidade boa de papelada, se manter tudo em dia, transparente, essa organização gera mais produtividade pois não é necessário correria para ir em busca assinaturas pendentes.

 O compliance no cotidiano

Para aplicar esta ferramenta no dia dia de uma  empresa, devemos unir os colaboradores, ter os propósitos da empresa bem definidos, ter um responsável ou mais responsáveis para saber os próximos passos sobre quais legislações, políticas, regras e normas seguir dentro da empresa e também fora dela para manter as atividades mais corretas possíveis; e cumprir estas tarefas, e por ultimo mais não menos importante: ética.

A ética é um elemento chave quando falamos a respeito de compliance. Sem ética uma empresa não funciona corretamente, pois sem ela, a liderança não se importaria com a reputação a zelar da empresa.

Bom, hoje aprendemos que o compliance é uma ferramenta muito importante e utilizada pelas empresas de quaisquer setores, localidade e etc.

Deixe um comentário